Texto - famílias tipográficas

 


Olá a todos!
Hoje foi-me proposto um trabalho acerca de texto, nomeadamente as famílias tipográficas.

Todas as fontes podem-se enquadrar numa família tipográfica específica. O desenho da fonte é a principal característica para conseguirmos fazer essa classificação entre outras, como o tamanho, estilos (itálico, negrito, negrito e itálico), espaçamento e largura dos seus caracteres. 

As fontes são, portanto, conjuntos de carateres (letras, números e/ou símbolos) que são armazenadas em ficheiros de fontes e são facilmente identificáveis por nomes que têm em conta a família a que pertencem.
Uma família é um conjunto de carateres que possuem traços idênticos.

Duas das famílias mais conhecidas são a Helvética (Arial) e a Times. A grande distinção entre elas é a existência de serifa. A helvítica não tem serifa e a Times tem.


As serifas serifas são pequenos prolongamentos nas letras, e servem como o principal sistema de diferenciação de letras. As famílias tipográficas sem serifa são conhecias por sans-serife (do françês "sem-serifa") ou grotescas. 

É importante saber em que ocasiões se devem utilizar fontes com ou sem serifa e  porquê. As fontes com serifa são utilizadas em blocos de texto (como, por exemplo, um romance) pois tendem a guiar o olhar através do texto (as letras parecem juntar-se devido aos prolongamentos); e as fontes sem serifa costumas ser utilizadas em textos curtos (títulos, legendas, entre outros), uma vez      que valorizam cada palavra, têm mais presença e são mais limpas.


Courier


Agora vou falar em específico da fonte courier. Esta fonte foi criada por Howard "Bud" Ketttler em 1955. É uma fonte tipográfica monoestaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever.



Nuvem de palavras

Uma ferramenta muito útil é a nuvem de palavras. As nuvens de palavras podem ser criadas com vários propósitos, como para um trabalho, e são facilmente criadas em websites como: https://wordart.com/. Aqui está um exemplo:



Webgrafia



Espero que tenham gostado.
Até à proxima!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea

Licenças creative commons