Olá a todos.
Na aula de hoje foi-me proposto um trabalho acerca dos modelos de cor.
Existem quatro principais modelos de cor:
-Modelo RGB
- Modelo CMYK
- Modelo HSV
- Modelo YUV
Antes de mais é importante saber distinguir modelo aditivo de subtrativo. Um modelo aditivo é aquele que representa a luz emitida e projetada num ecrã e a mistura de cores emitidas por fontes luminosas. Um modelo subtrativo é aquele que representa a luz refletida e a mistura de cores de pintura ou impressão.
Modelo RGB
RGB, sigla de red, green e blue (vermelho, verde e azul), é um modelo aditivo que representa as cores como uma mistura de três core primárias, o vermelo, o verde e o azul. O RGB permite exibir imagens de cor em monitores.
Qualquer uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um conjunto de valores numéricos: decimal (de 0 a 1), inteiro (de 0 a 255), hexadecimal (de 00 a FF) e percentagem (de 0% a 100%).
Neste modelo, considerando a representação por valores decimais, as cores podem seer representadas da seguinte forma:
- vermelho (1,0,0);
-verde (0,1,0);
-azul (0,0,1);
-branco (1,1,1);
-preto (0,0,0);
-a escala de cinzentos cria-se quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária.
As cores secundárias, primárias de impressão, ou complementares de um modelo são cores que resultam de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes. No caso do modelo RGB as cores complementares são as seguintes:
-vermelho (1,0,0) - ciano (0,1,1)
-verde (0,1,0) - magenta (1,0,1)
-azul (0,0,1) - amarelo (1,1,0)
Modelo CMYK
CMYK, sigla de cyan, magenta, yellow and black, é um modelo subtrativo e é utilizado na impressão. Foi criado a partir do modelo CMY acrescentando-lhe a cor preta uma vez que a sua obtenção é mais fácil do que através da mistura de cores e porque realça melhor os tons pretos e cinza.
As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
A impressão assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto. Desta forma, as zonas mais escuras indicam uma grande concentraçao de tinta e as
áreas em branco indicam inexistência de tinta ou pigmentos.
O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
Modelo HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas hue (tonalidade), saturation (saturação) e value (valor, que representa a luminosidade e o brilho de uma cor). É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artíscico.
A tonalidade ou matriz (hue) é a cor pura com luminosidade, brilho e saturação máximos e exprime-se num valor angular (de 0º a 360º)
A Saturação (saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Em termos técnicos, descreve a quantidade de cinzas numa cor. Uma cor pura, isto é, co 100% de saturação não contém a cor branca nem a preta.
O Valor (value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 100% indica que a cor é saturada ou pura e o valor 0% indica que a cor é
muito escura ou preta. É imporante notar que a luminosidade está associada à luz refletida e o brilho está associado à luz emitida.
A tonalidede (hue) e a saturação (saturation) são elementos de cromância; e a luminosidade (luz refletida) e o brilho (luz emitida) são elementos de luminância.
O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos. O modelo HSV é, portanto, mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB, uma vez que é mais fácil de manusear as cores em fonção de tons e sombras do que em função da combinação de três cores primárias (vermelho, verde e azul).
Modelo YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y). A luminância é separada uma vez que assim o tamanho da informação diminui, ora vejamos no seguinte exemplo: nos modelos RGB e CMY cada cor possui informação relativa à luminância, contudo, se as diferentes cores primárias tiverem o mesmo valor de luminância, a mesma informação está guardada três vezes, aumentando, portanto, o tamanho da informação.
Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é mais sensível à luminância do que à cromância.
Este modelo é adequado às televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da luminância separada da informação de cor. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separado
Espero que tenham achado este trabalho útil e informativo.
Até à proxima!
Comentários
Enviar um comentário