Cidadania digital é, portanto, o uso da tecnologia de forma consciente, é um direito e também um dever de utilizar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Pode também ser entendido como o modo de as pessoas se relacionarem e compartilharem informações online.
A Cidadania Digital é constituída por todos os utilizadores tecnológicos (cidadãos digitais), que são responsáveis pelo uso adequado ou não da tecnologia. Cabe aos professores e criadores da tecnologia a educação e a consciencialização para um uso correto e seguro da tecnologia.
A cidadania digital engloba várias vertentes:
-Etiqueta digital: postura que os usuários devem ter quando acedem à tecnologia digital, como, por exemplo, escrever em MAIÚSCULAS pode indicar que o utilizador está irritado ou excitado.
-Saúde e bem-estar digital: Bem-estar intelectual e também físico do cidadão que faz uso da tecnologia;
-Comunicação digital: partilha de informações e opiniões recorrendo ao uso da tecnologia;
- Lei digital: engloba todas as restrições legais e também os direitos do cidadão, e tem como propósito tornar mais fácil e acessível o uso da tecnologia;
-Segurança digital: Cuidados que as pessoas devem ter “no mundo digital”;
-Direitos e Responsabilidades digitais: liberdades, responsabilidades e direitos básicos estendidos a todos no mundo digital.
Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, entre outros. Com estes direitos também vêm responsabilidades. Por exemplo, os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.
-Literacia digital: é o processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia, nomeadamente os equipamentos e os programas. As escolas têm feito um grande progresso nesta área, nomeadamente na disciplina de aplicações informáticas, no entanto ainda há muitas ferramentas digitais imprescindíveis no mercado de trabalho que não são ensinadas;
-Acesso digital: é a participação eletrónica plena da sociedade. Para promover o acesso digital são tomadas medidas para combater a exclusão tecnológica devida a diferenças provocadas pela idades, género, deficiência, educação, classe social e preconceitos raciais e
-Comércio digital: Compra e/ou venda de diversos produtos online;
Comentários
Enviar um comentário